Um Psicólogo que trabalha num estabelecimento de ensino desenvolve a sua ação em determinadas áreas:

Apoio Psicológico e Psicopedagógico 

São dirigidos a alunos apresentando problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, dificuldades de aprendizagem e de realização escolar, dificuldades de relacionamento interpessoal e problemas de comportamento. Consiste na observação, orientação e apoio aos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação, em articulação, com os recursos da comunidade. As atividades podem assumir um carácter preventivo -desenvolvimental ou remediativo.

Atividades mais frequentes:

  • Consulta psicológica individual;

  • Entrevista ;

  • Avaliação de alunos com necessidades educativas especiais, colaboração na elaboração dos seus programas educativos e na sugestão de estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas a cada situação, em colaboração com o Departamento de Educação Especial, e com outros intervenientes;

  • Colaboração com os professores, prestando apoio psicopedagógico  às atividades educativas, entre outro;

  • Dinamização de programas/atividades, ao nível individual ou de grupo, de desenvolvimento de competências de estudo; aptidões sociais e comportamentais, entre outros;

  • Apoio à identificação e análise das causas do insucesso escolar, bem como na sugestão de medidas/estratégias adequadas ao seu combate e prevenção;

  • Encaminhamentos para outros serviços especializados.

Orientação Escolar e Profissional

Tem como objetivo apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, promovendo o autoconhecimento ao nível de características pessoais, valores, interesses e capacidades; e informar sobre os diferentes percursos formativos e referenciais de emprego e profissões.

Estas atividades têm como público-alvo preferencial o 9º e o 12º ano de escolaridade, anos de transição, em que as questões da decisão vocacional assumem maior importância (mas estão abertas a outros anos de ensino).

Atividades mais frequentes:

  • Planeamento e desenvolvimento de programas de orientação escolar e profissional, com grupos de alunos, ao longo do ano letivo, e de apoio individual no seu processo de escolha;

  • Realização de ações de informação escolar e profissional;

  • Colaboração com outros serviços, na organização, de programas de informação escolar e profissional;

  • Desenvolvimento de ações de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral, no que respeita, à problemática da escolha e das opções escolares e profissionais;

  • Apoio no processo de matrícula.

Veja aqui o programa de orientação vocacional "Eu Decido", implementado ao longo do ano letivo:  

No documento seguinte, disponibilizamos informação acerca do Sistema de Ensino Português.

Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa e Exterior

As atividades a realizar neste âmbito, pretendem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, bem-estar da comunidade escolar e promoção da justiça social.

  1. Dinamização de ações junto de professores, pais e auxiliares de ação educativa relacionadas com problemáticas ligadas à adolescência, ao desenvolvimento de competências de estudo e outras;

  2. Estabelecimento de protocolos e parcerias com outros serviços especializados da comunidade, com vista à resolução cooperativa dos problemas e do trabalho em rede, bem como, do encaminhamento de alunos com problemas que ultrapassem o âmbito da competência destes Serviços.

Atividades mais frequentes:

  • Colaboração com os Órgãos de Gestão e Direção da escola;

  • Colaboração com a GNR, CPCJ, Câmara Municipal e outras entidades;

  • Colaboração com os diferentes Departamentos e Grupos disciplinares;

  • Colaboração em ações comunitárias, destinadas a prevenir o abandono precoce e o absentismo sistemático;

  • Colaboração com professores, pais e encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do aconselhamento psicossocial;

  • Articulação com outros Serviços - Saúde, Segurança Social, Apoio Educativo, etc, de modo a contribuir para um correto diagnóstico e planeamento das medidas de intervenção mais adequadas;

  • Participação em atividades e programas com carácter preventivo-desenvolvimental, remediativo ou pedagógico.


Outros Domínios

O Psicólogo pode, inclusive trabalhar na mediação escolar, como um meio de diálogo e de reencontro interpessoal, de resolução dos conflitos, em que um terceiro, neutro e imparcial, auxilia os indivíduos a comunicar, a negociar e a alcançar compromissos mutuamente satisfatórios. Uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveita-los como uma oportunidade de crescimento e de mudança, um potencial educativo e de formação pessoal para a resolução dos problemas da vida, atuais e futuros.

Desta forma, o Psicólogo pode atuar em diversas áreas de forma preventiva e terapêutica.

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